Olá, Sou a Banana Schmidt!

Aqui vou te ajudar a fazer a melhor seleção para seu consumo, vamos lá?

Descubra quantos dias posso durar em sua casa e faça a melhor escolha:

ESCOLHA A BANANA:

Sabor completamente adstringente (sabor amargo e textura “travosa”). Ainda duro uns 9 dias

Sabor adstringente (sabor amargo e textura “travosa”). Agora ainda duro cerca de 8 dias.

Sabor doce, mas levemente adstringente. Estou quase pronta!

Cheirinho de banana, sabor doce. Duro ainda uns 6 dias na sua casa.

Agora estou no ponto! Ótima para saciar a sua fome por mais tempo e ainda duro 5 dias.

Para quem gosta de mim mais doce, sou a banana ideal e ainda tenho 4 dias pela frente.

Muito doce e textura muito macia. Que tal uma vitamina? Excelente para algumas receitas!

Programe seu consumo e saiba armazenar:

Os cuidados com o armazenamento podem influenciar significativamente no meu tempo de duração para consumo. Locais frescos e arejados, ajudam a prolongar minha utilidade.

Ao me comprar verde me mantenha sob refrigeração e assim levarei em torno de 9 dias para amadurecer. Se preferir que eu (na versão verde) amadureça mais rápido me deixe em temperatura ambiente por cerca de 4 dias.

Opte por escolher cachos em estágios diferentes de maturação e programe seu consumo! Use a refrigeração para retardar meu processo de amadurecimento em qualquer estágio.

Como saber se estou pronta para consumo?

A minha aparência e textura vão te indicar se eu estou pronta ou não para o consumo imediato. Se for esse o caso, procure por cascas cor amarelo-médio com nenhuma ou poucas manchas marrons. Ah! Devo estar firme ao toque também!

Muito verde, posso servir para produção caseira de biomassa de banana e nesse caso posso durar meses em seu congelador! Mesmo já bem madura e com muitas manchas, não desista de mim! Depois de congelada, posso virar sorvete, smoothie ou adoçar suas sobremesas. Te dou mais dicas sobre isso ao final.

Fiquei muito madura, tenho sugestão de consumo!

Se eu estiver com uma aparência muito madura (amarelo-escuro com muitas manchas pretas) você não precisa me jogar fora. Basta me descascar, fatiar e me congelar. Posso ser usada para adoçar e dar textura as suas receitas.

Vou te dar uma dica do que fazer comigo depois de congelada:

Você sabe me consumir ainda verde?

Vamos aprender a fazer a biomassa de banana verde?

Como posso ajudar pessoas com restrições alimentares?

Posso ser substituta de diversos alimentos e também utilizada em receitas para quem possui intolerância a lactose, doença celíaca e busca perder ou ganhar peso. Você precisa saber que nenhuma dessas informações substitui a opinião e o acompanhamento de um médico ou nutricionista. Que tal discutir sobre as seguintes ideias com um desses profissionais?

Na forma de biomassa, posso substituir alguns produtos lácteos, como creme de leite e leite condensado ajudando pessoas com intolerância a lactose, por exemplo. Posso ser aproveitada também como opção de substituição da maionese em receitas e como espessante natural para engrossar caldos.

Na forma in natura, posso substituir até o ovo! Metade da minha porção madura e amassada equivale a 1 ovo e serve, por exemplo, para dar liga e umidificar a receita. Na forma de farinha, posso substituir as farinhas brancas e ajudar pessoas com doença celíaca, já que não tenho glúten em minha composição!

Se você busca ganho de massa magra, como me introduzir na sua alimentação?

Como sou uma boa fonte energética, para praticantes de exercício físico, posso ser introduzida antes da atividade. Dessa forma, irei te proporcionar energia suficiente para você treinar. No pós-treino, você também pode me utilizar junto com uma fonte proteica.

Se você busca perda de peso, como me introduzir na sua alimentação?

Uma boa opção para ajudar no seu emagrecimento é me consumir nas formas de biomassa e farinha de banana verde, pois são opções ricas em vários nutrientes e pobres em açúcares. Você pode me consumir na forma in natura, mas como sou uma boa fonte de energia, você deve ter equilíbrio no consumo.

Se quer saber mais como eu posso te ajudar a ganhar massa e perder gordura, procure a orientação de um nutricionista.

Conheça minhas propriedades e quais benefícios posso oferecer:

Sou conhecida por ser uma das principais fontes de potássio, mas sabia que além do potássio (que auxilia a diminuir a pressão arterial), possuo cálcio e magnésio (que ajudam a prevenir câimbras e dores musculares), vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12 (que atuam no sistema nervoso), ferro (auxiliador no combate à anemia), ácido fólico (importantíssimo antes e durante a gestação), açúcares naturais (responsáveis por gerar energia) e triptofanato, auxiliador da produção de serotonina, causando sensação de bem estar e prazer. Ufa! Muitos benefícios, não é?


Manipulada de outras formas também possuo propriedades indispensáveis. Você já ouviu falar em biomassa de banana verde? É uma outra forma de ingestão da banana. A biomassa de banana verde está inserida no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos, ajudando no funcionamento e saúde intestinal, além de auxiliar no controle da glicemia, colesterol e ajudar no tratamento de distúrbios intestinais.

Como biomassa eu possuo fibras solúveis e insolúveis que desempenham diversas funções no organismo. Desta forma eu também favoreço o aumento da sensação de saciedade, que é uma ótima opção para dietas de emagrecimento ou de manutenção de peso. Procure pela receita de biomassa de banana verde ao final da página!

De onde venho e quais cuidados recebi?

A Schmidt Agrícola, empresa responsável por minha produção, dispõe de um aplicativo chamado Fiboo onde os colaboradores realizam o acompanhamento no campo através de QR Codes registrando todas as atividades e ocorrências ao longo do processo de cuidados com a produção até o momento da colheita.

Primeiro, é realizado o preparo mecanizado do solo, posteriormente é realizado o plantio. Durante todo o desenvolvimento da cultura são realizados os manejos culturais com acompanhamento Agronômico especializado. Um dos últimos tratos culturais é o corte de mangará (coração da banana), que indicará a época de colheita do fruto que corresponde em média de 98 dias após o corte. Após a colheita o fruto, é realizado a seleção, higienização e o preparo para o processo de embalagem e enviado para a climatização/refrigeração de até 48 horas de modo a garantir a qualidade do fruto, para seguir para o consumidor.

Curiosidade: Da colheita na propriedade até o meu consumo, duro em média uma semana.

Acompanhamento através do
App Fiboo direto no campo.

A Schmidt Agrícola, minha origem:

Como você já sabe, a Schmidt Agrícola é a empresa responsável pela minha produção. Além da produção de banana e com uma experiência desde 1979 na agricultura, a Schmidt Agrícola produz fibras, grãos e frutas, atendendo ao mercado nacional e internacional.

A família Schmidt, de origem sulista, sempre se dedicou a atividade agrícola. O patriarca Paulo Ambrósio Schmidt e sua esposa Helena Almeida Schmidt vieram para a Bahia, quando adquiriram a fazenda das Orquídeas na região conhecida hoje como PLACAS, localizada em Barreiras (BA), com área total de 6.000ha. Em 2009, o patriarca e fundador da fazenda veio a falecer, a partir daí seus filhos assumiram a gestão da empresa. Deste ponto, nasce a SCHMIDT AGRÍCOLA, um condomínio entre os quatro irmãos que tem buscado, desde então, manter o know-how adquirido e continuar investindo em tecnologia e em modernos modelos de gestão, procurando preservar os mesmos princípios e valores que nortearam a empresa até os dias de hoje. Em 2018 iniciou- se o projeto na área de Fruticultura.

A Schmidt tem como missão trabalhar a agricultura como forma de negócio e alicerce familiar, na produção de alimentos e fibras, sempre buscando atender aos objetivos sociais. Hoje com aproximadamente 30.000ha de área no complexo grãos e fibras, e de 560ha de área na fruticultura.